Buraco do Padre e talco em Itaiacoca

Na minha cidade natal, Ponta Grossa – PR, há uma série de pontos turísticos interessantes. Um deles é conhecido como “Buraco do Padre”, uma furna que forma um anfiteatro subterrâneo, cravado no meio de uma cascata derramada pelo rio Quebra Perna. A 16 km do centro da cidade, no distrito de Itaiacoca, o Buraco do Padre é assim chamado por ter recebido a visita de jesuítas, que catequizavam índios para o cristianismo. Os padres tinham o costume de subir no alto do platô para descansar ou se concentrar em meditações. Na época moravam na região os Umaitá, típicos dos Campos Gerais e oriundos da tradição Umbu.

Hoje o Buraco do Padre é um local maravilhoso e que encanta turistas de todos os cantos do mundo. Sanitários e lanchonetes fazem parte da infraestrutura mantida pelo poder público local. Do estacionamento ao interior da furna há um percurso de 1000m para uma caminhada por um belíssimo bosque. A trilha é de fácil travessia. O registro fotográfico de primeira linha é da profissional Chrystina Rizzo.

No distrito de Itaiacoca estão as mais ricas jazidas de talco que se tem notícia no Paraná. Ali há três formações: Abapã, Água Nova e Bairro dos Campos. A primeira faz parte do município de Castro. No entanto, as duas últimas, são ricas em mármores dolomíticos. Nas minas de Itaiacoca há diversos tipos de minério. Predominam os de cor branca, creme e rosa, com variação conforme a associação mineralógica. As principais impurezas são fragmentos de mármore dolomítico, clorita, tremolita, sericita, quartzo, pirita, hematita e goethita. Existem ali minerais microcristalino e macrocristalino.

Itaiacoca tem potencial para atender os mercados mais exigentes, pois suas jazidas são de características comerciais compatíveis com a mais nobre finalidade industrial do setor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s