“Jornalista demais”

Esta semana conversando com um dono de jornal de uma cidade do interior, perguntei de uma velha amiga, jornalista, que há tempos eu não vejo e que estava trabalhando com ele. Ele me disse que ela tinha saído, porque recebeu proposta de um jornal maior que ficaria estrategicamente melhor para ela. E observou: “mas já saiu!”. Eu fiquei surpreso e quis saber: “mas saiu por que?”. E ele, sem cerimônia, me disse: “Sabe como é, a fulana é jornalista demais! Tudo que vinha de crítica para setores influentes da cidade ela autorizava a publicação. E o dono lá do jornal não é de pegar briga com ninguém! Resultado: ela dançou! Não ficou nem 30 dias no cargo!”

Esta informação me provocou alguns pensamentos. Essa velha amiga, quando estava cursando jornalismo, trabalhou comigo – não que isso tenha influenciado o seu caráter – mas ela aprendeu muito bem o que é jornalismo. Isso me deixou profundamente orgulhoso dela. De outro lado, é mais uma profissional desempregada no mercado, como muitos que, por pensar, e pensar corretamente, não “batem” com tantos donos de órgãos de imprensa espalhados por este Brasil. Isso me deixou profundamente triste.

Por fim eu fico numa dúvida: O dono daquele jornal e desta filosofia usaria dos mesmos critérios para escolher a sua companheira do dia-a-dia? Ele seria capaz de concluir: “eu não quero uma mulher muito certinha para estar ao meu lado. Eu prefiro uma mais ousada e até meio prostituta”. Acho que não!

– Será que eu pensei pesado demais? Jornalismo combina com caráter? Nessas ocasiões e por essas pessoas eu duvido!

Deixe um comentário

