China leva boa parte de nossa soja

 As exportações de grãos pelo Porto de Paranaguá nos primeiros quatro meses deste ano cresceram 30% em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 5,3 milhões de toneladas de grãos. A soja e o farelo lideram os índices do Corredor de Exportação. Mais de 4,6 milhões de toneladas dos dois produtos que passaram pelas esteiras dos portos do Paraná.

A razão deste aumento foi o preço interno dos produtos, explica o diretor empresarial, Lourenço Fregonese. “Apesar da grande seca nos estados produtores, a exportação se manteve forte”. A China foi o país que mais importou grãos do Paraná.

Só a soja teve alta de 68% maior comparada ao mesmo período no ano passado. Foram 3 milhões de toneladas exportadas contra 1,8 milhão no mesmo período do ano passado. O farelo de soja, no quadrimestre, totalizou 1,6 milhão de toneladas exportadas, ou 23% a mais.

O trigo atingiu 401 mil toneladas e o milho 272 mil toneladas a mais. O recorde histórico do Porto foi em maio de 2011, com 1,8 milhão de toneladas exportadas. Em 2011, a Appa bateu o recorde de exportação de grãos, atingindo 14 milhões de toneladas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s