Óleo de soja e álcool lideram os líquidos

Os mercados da Índia e da China arrebataram a maior parte do óleo e álcool exportados através do Porto de Paranaguá. Todo o comércio rendeu quase 13 mil toneladas com uma receita cambial de US$ 5,3 bilhões, nos primeiros quatro meses de 2012   Em granéis líquidos o Porto de Paranaguá teve uma alta de 45% no mês de abril. Foram 448 mil toneladas de produtos, contra 308 mil no mesmo período do ano passado. Na soma do quadrimestre, foram movimentados 1,6 milhão de toneladas de líquidos, volume 26% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

O volume, de acordo com a Administração dos Portos de Paranagua e Antonina – APPA, é 7% maior, totalizando 13 mil toneladas movimentadas. A receita cambial de US$ 5,3 bilhões é 17% superior à receita acumulada no mesmo período de 2011.   Segundo o diretor empresarial do Porto, Lourenço Fregonese, a alta no preço do dólar tem incentivado as exportações. “Mesmo com a seca que castigou o Mato Grosso e os estados do Sul, a procura pelas commodities brasileiras foi alta. E, fora isso, mesmo com a alta do dólar, as empresas brasileiras, preocupadas com a fidelização dos compradores, mantiveram intactos todos os seus contratos”, explicou.

O óleo de soja foi o produto que puxou as exportações. Segundo a empresa Cattalini, principal operadora de granéis líquidos no Porto de Paranaguá, o óleo de soja apresentou alta de 50% em relação as exportações de 2011. Na importação e cabotagem, o destaque foi o álcool. De seis mil toneladas movimentadas, de janeiro a abril do ano passado, passou a 44 mil toneladas no mesmo período deste ano.   De acordo com a gerente comercial da empresa, Carla Rocha, o aumento na movimentação de granéis está crescente tanto na importação quanto na exportação. Só a Cattalini apresentou alta de quase 30% em suas movimentações em 2012.   No que se refere às exportações de óleo de soja, os principais mercados compradores são a Índia e a China. “A crise na Argentina cria oportunidade para os produtores brasileiros no mercado internacional. Eles estão aproveitando”, explica.

Deixe um comentário