Meio ambiente ameaça greve

Limite

O governo do Paraná prometeu ao representante da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente – SEMA durante o Encontro Estadual do SINDISEAB, em 07 de dezembro de 2012, implantar o reajuste da Gratificação pelo Exercício de Encargos Especiais (GEEE) na folha de pagamento de janeiro e pagar o retroativo a dezembro em folha complementar. Mas em três meses implantou – Gratificação de Atividade Fazendária para os servidores da Secretaria da Fazenda com valores bem superiores. Os servidores consideram um descaso a convocação de 42 comissionados ao trabalho a um custo mensal de R$ 240 mil, metade do valor estimado para o pagamento do reajuste e agora o governo alega que está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os servidores do Meio Ambiente de Curitiba preparam um ato público e se reúnem em Assembleia Geral Extraordinária no dia 13 de março, às 08h30, no pátio da SEMA, para debater as estratégias da mobilização para exigir que o governo honre com o compromisso assumido. O Sindiseab já enviou ofício solicitando audiência com o novo Secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, para o dia da mobilização quando espera obter a data definitiva para a implantação do tão esperado reajuste.
A mobilização também tem o objetivo de cobrar a promessa de contratação de 249 novos servidores para o Sistema SEMA. Em setembro de 2012, o sindicato denunciou que o número de servidores do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) caiu pela metade desde 1992, ocasião em que o órgão contava com mais de 1200 funcionários. Hoje, são apenas 567 servidores efetivos no IAP para fiscalizar o Paraná inteiro, quase 200 mil Km2. Enquanto isso, o IAP tem 245 estagiários e 256 terceirizados contratados. Com as aposentadorias que estão previstas, em 2014, os efetivos serão apenas 268.
No dia 26 de outubro, junto com a mensagem do PL da GEEE, o governador assinou a autorização para as 249 contratações e mais 42 comissionados. A promessa do então secretário, Jonel Iurk, era que os novos servidores começariam a ser efetivados a partir do mês de novembro. Até agora, a SEMA absorveu somente os novos comissionados.
O resultado da assembleia dos servidores do Meio Ambiente de Curitiba será encaminhado para o I Encontro Estadual do SINDISEAB de 2013, marcado para a próxima sexta-feira, 15 de março, em Curitiba, quando o sindicato vai reunir representantes dos núcleos sindicais de todo o estado. O evento acontece no Hotel Condor: Av. 7 de Setembro, 1866, no Centro de Curitiba.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s