Economia: mais um tiro no pé!

O tiro saiu pela culatra. O governo, do seu estande de tirinhos, continua dando chabu. Ontem foi mais um dos vexatórios anúncios do atrapalhado Ministério da Economia, em combinação com deputados, senadores e lideranças parlamentares.

Passaram vergonha o presidente Jair Bolsonaro, seus ministros Paulo Guedes e Luiz Eduardo Ramos, o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros, o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, e o senador Márcio Bittar, relator do Pacto Federativo.

E coube ao senador Márcio Bittar dar a largada, afirmando que a reformulação do Bolsa Família, apelidada como Renda Cidadã, vai se valer de recursos da União usados para o pagamento de precatórios, ou pagamentos determinados pela Justiça nos quais o beneficiário que ganhar uma ação judicial tem direito de receber do poder público.

E o pior, o homem do MDB disse também que o trecho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) reservado para a educação na primeira instância vai ser usado no novo programa social, o Bolsa Cidadã. Justo o Fundeb, que o Congresso aprovou no fim de agosto uma PEC ampliando de 10% para 23% a participação da União no Fundeb, destes 23%, 5% são vinculados para a educação infantil.

Ocorre que o fundo não é contabilizado pela regra do teto de gastos e usar como parte do financiamento do novo programa social é uma estratégia malandra para burlar a regra fiscal, que limita as despesas da União ao nível de inflação do ano anterior.

A repercussão foi das piores, fazendo despencar as bolsas e gerar uma série de críticas a intenção do governo. Ou seja, como sempre tem feito, o governo vai engavetar mais esta. Imaginem o descontentamento do presidente Jair Bolsonaro, que nada entende de economia e que confia nos seus assessores para tomar estas desastradas decisões.

Passou vergonha, mais uma vez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s