Muitos partidos e candidatos

O professor Hélio Puglielli está coberto de razão quando critica o exagerado número de candidatos à Câmara de Vereadores de Curitiba, alertando que com isso há uma dispersão de votos e abre espaço para a não renovação dos quadros. Ao contrário: oportuniza os políticos já “consagrados”, com seus “currais eleitorais”, não dando chance para novas representações.
O pluripartidarismo é um dos problemas. Temos hoje, oficialmente, 33 partidos políticos. No TSE, as legendas precisam apresentar pelo menos 101 fundadores de, no mínimo, 1 terço dos Estados.
Depois vem a conferência das assinaturas, como explica o advogado especialista em direito eleitoral, Alberto Luis Rollo. “Hoje nós podemos falar em mais ou menos 493 mil assinaturas divididas em pelo menos um terço das unidades federativas para dar representatividade aos partidos políticos.”
O TSE admite oficializar a assinatura eletrônica, mas a pandemia atrapalhou um pouco o processo.
Para oficializar um partido entre a primeira e a última coleta de adesões não se admite mais de dois anos. Este foi um dos motivos que impediu a criação do Partido Nacional Corintiano.
E depois disso o TSE já está analisando a crianção de mais de 70 siglas. Entre elas estão o Partido Político dos Animais, passando pelo Partido Pirata, pelo Partido Carismático Social e também pelo Partido Nacional Indígena. Sem contar a frustrada tentativa até agora, do presidente Bolsonaro em criar o Aliança. Tanto que ele já restabeleceu contato com o seu antigo vínculo, o Partido Social Liberal (PSL), para uma possível reintegração. Ou ainda buscar uma outra sigla de aluguel, na sua inevitável caminhada à reeleição.
Fato é que é muito partido. O que poderia ser evitado numa análise fria e num processo ágil de Reforma Política no país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s